Caco Barcellos

Caco Barcellos, por Thaís Barros
(Porto Alegre, RS – 5 de março de 1950)

Quem é: Cláudio Barcelos de Barcellos (sic) nasceu na Vila São José do Murialdo, bairro da periferia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Chegou a cursar matemática, mas desistiu e, em 1975, formou-se como jornalista na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul (PUC-RS). Para garantir seu sustento e pagar a Universidade era taxista nas horas vagas. Em 1960, teve seu primeiro contato com o jornalismo na redação do jornal do centro acadêmico do curso de matemática. Logo foi contratado junto com toda equipe pela Folha da Manhã, jornal de Porto Alegre, e teve atuação destacada nos veículos de impressa alternativa. Quando se formou em jornalismo, encaminhou sua profissão no setor investigativo e foi um dos criadores da Cooperativa dos jornais de Porto Alegre e da revista Versus onde apresentava reportagens sobre a América Latina. Em 1980, escreveu para as revistas Isto É, Veja, foi para a TV Globo, como repórter no Globo Repórter, onde uma de suas reportagens ganhou o prêmio Caixa Econômica Federal de Jornalismo Social. Em 1996, ganhou também o Prêmio Vladimir Herzog, junto com o jornalista Fritz Utzeri . De 1997 a 2001, trabalhou no canal a cabo Globo News. Já em 2002, assumiu o posto de correspondente internacional em Londres e Paris. Hoje, trabalha na Rede Globo.

Qual sua importância: Caco Barcellos é um dos maiores jornalistas investigativos do Brasil, pois em seus 30 anos nessa área, denunciou vários crimes como que se tornaram os livros Rota 66, Nicarágua, a Revolução das Crianças e Riocentro.

Como podemos conhecê-lo: Caco Barcellos é também escritor. Seu primeiro livro foi: Rota 66, sobre a Polícia Militar de São Paulo, ganhador do premio Jabuti, na categoria reportagem. Em 1979, Caco Barcellos viajou para a Nicarágua e seguiu de perto a ofensiva dos guerrilheiros, acompanhando o dia a dia de um comando sandinista, e em seguida publicou Nicarágua, a Revolução das Crianças. Abusado é um livro-reportagem romanceado sobre o tráfico de drogas dos morros cariocas, também ganhador do Prêmio Jabuti. Escreveu uma peça de teatro Osama suicide of Rio, para o projeto conexões, do National Theatre of London. Atualmente, apresenta, na Rede Globo, o programa Profissão Repórter, que vai ao ar às terças-feiras.

1 comentários:

DIVINO DEUS COVID19 disse...

Quem que é a autoridade primeira do Brasil?
Povos e autoridades atenção, pensem e resolvam o problema.
A Dilma, Lula, FHC e todos os outros Presidentes e Vices Presidentes da Republica tem Medida de Segurança por quê? Código Penal 26 e 99
São Criminosos, ladrões, assassinos e Loucos agora você tem as provas.
A Dilma e todos os outros têm Curador Tutor e Responsável legal, porem qual é o nome DIVINO desta autoridade?
A VERDADE É FRUTO DO TEMPO E NÃO DA AUTORIDADE – GALILEU GALILEI.
Leia Constituição Federal artigo 86 4, Preambulo e Código Penal e se pergunte por que estas Leis e estes cuidados foram tomados em caso de necessidade e legitima defesa Código Penal 24 e 25 foram Feitas?
Leia também outras Leis Vigentes no Brasil Bíblia Mateus 6:9 a 15 (Pai Nosso) e Apocalipse 15:01 + 14:06 e 10:06. Código Penal 299.
Se você fosse um militar ou um verdadeiro Trabalhador Honesto e Justo você entregaria ARMAS a Fernandinho Beira Mar, Suzane Richthofen, Marcola, assassino do Sindico?
Localize as Profecias dos Militares que estão na Internet e entenda melhor a Historia Real que esta mexendo com sua vida e seu bolso.
Voce acha que os Militares da MAE – Forças Armadas daria armas de destruição em Massa e trabalharia para a Dilma, Lula, FHC em caso de Guerra?
Qual é o nome Divino do Idealizador da Lava Rápido?
Estou compartilhando a sua Postagem, por favor, compartilhem as minhas Perguntas e as respostas. Autorizo quem quiser melhorar estas postagens. SOS Código Penal 135.
Divino Preambulo CF Brasil ou Brasil, Argentina, Colômbia e Peru. 13.12.2015.

Postar um comentário