Ricardo Gandour

Ricardo Gandour, por Giovanni Moraes
(?)

Quem é: Ricardo Gandour é engenheiro civil (USP - São Carlos) e jornalista (Fundação Cásper Líbero), com cursos de extensão em administração de empresas (FGV-SP), Publishing (Stanford University-EUA) e Gestão (Insead-França). Após ter atuado como engenheiro (85-87) e consultor de empresas (Price Waterhouse, 87-89), trabalhou na Folha de S. Paulo (1990-2000), onde foi repórter, redator, editor-assistente, editor e diretor-fundador da editora Publifolha. Na Editora Globo, foi diretor de publicações (2000) e diretor da unidade de negócios Época (2001). De 2002 a 2006 foi diretor executivo e editor responsável do Diário de S.Paulo, jornal de propriedade da Infoglobo Comunicações (Organizações Globo). Foi professor da Cásper Líbero (1992 a 1996) e professor-palestrante no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP (1999-2002). É, desde outubro de 2006, diretor de Conteúdo do Grupo Estado. É também diretor do comitê de relações internacionais da ANJ, Associação Nacional de Jornais.

Qual sua importância: Ele é um dos pilares do jornal O Estado de São Paulo. Juntamente com os outros dois diretores, de Opinião (assento herdado por Ruy Mesquita, por ora reservado à família proprietária) e de Administração e Negócios, sob o comando de Célio Santos, promoveu, em 2004, uma grande reforma no jornal. A reviravolta no modelo de gestão empresarial do Estado alterou profundamente a maneira como a família e as redações pensavam o destino do impresso.
Ricardo Gandour tornou-se um dos maiores jornalistas do Brasil especializado em gestões, ou seja, gerenciar pessoas e processos dentro de uma redação. Quando trabalhava na Folha de S. Paulo, Gandour foi um dos responsáveis pela implementação do projeto de fascículos, que permitiu ao jornal circular com uma tiragem superior à 1 milhão de exemplares. Gandour também é responsável pela reforma, em 2004 do Estado de S. Paulo, que trouxe o conceito de que o jornalismo importante (“hardnews”) e os cadernos temáticos devem ser lidos todos os dias.

Como podemos conhecê-lo: Responsável por coordenar toda a produção de conteúdos de O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rádio Eldorado nas plataformas impressa e digital, Gandour publicou livros referentes a turismo, como O Melhor do Brasil - Uma Seleção de Atrações Turísticas e Passeios Imperdíveis e Guia Visual Folha de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário