Heródoto Barbeiro

Heródoto Barbeiro, por Lívia Beatriz
(São Paulo, 1946)

Quem é: Heródoto Barbeiro , de 61 anos, é um dos mais importantes jornalistas brasileiros. Nasceu e cresceu e ainda hoje vive em São Paulo, Capital. Seu pai tinha uma oficina mecânica, na zona leste,o garoto apaixonado por carros, principalmente por Kombis, desenvolveu apreço também pelo estudo. Formou-se em História, na USP, onde também lecionou por mais de 15 anos. Por sua sede de conhecimento estudou Direito e Jornalismo apaixonando-se pelo ultimo. Heródoto diz, com muita beleza, citando o escritor Gabriel Garcia Marquez, que o jornalismo tem uma união formidável com a ética, tal qual o besouro com seu zumbido. Um não existe sem o outro. O jornalismo também não pode existir sem ética, sem responsabilidade, sem respeito. Heródoto recebeu inúmeros prêmios. Em 1992, foi o Destaque do Ano, recebendo o prêmio Líbero Badaró. Em 93 e 99, ganhou o APCA. Em 2000, ganhou o Ateneu Rotário e o PrêmioUnesco de Jornalismo. Em 2001, ganhou o Ayrton Senna e o Ateneu Rotário. Em 2002, ganhou o PNBE e o APCA. Em 2003, ganhou o Comunique-se. Em 2005, ganhou o Troféu Keiko OguraBuralli e o Comunique-se. Em 2006, ganhou o Troféu Imprensa. Em 2007, o Prêmio Keiko Ogura de Jornalismo, o Prêmio Comunique-se- Mestre em Jornalismo e o Prêmio Comunique-se.

Qual sua importância: Heródoto Barbeiro é um dos grandes nomes do jornalismo atual. Um jornalista multimidiático, pois trabalhou, ou trabalha, desde jornais impressos até televisão e rádio. Reconhecido pela ética e seriedade com que leva a prática jornalística, publicou diversos livros, os quais são referência para os melhores cursos de jornalismo do país. São de sua autoria: Meu Velho Centro, histórias do coração de São Paulo e Fora do Ar, ambos de 2007, Manual do Jornalismo Esportivo, Cbn Mundo Corporativo, (2006), O relatório da CIA - Como será o mundo em 2020 (2006) Buda: O Mito E A Realidade, Falar para Liderar, entre muitos outros.

Como podemos conhecê-lo: Hoje atua na Rádio CBN, e na TV Cultura, onde é apresentador do Jornal da Cultura. É também gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e Televisão e é colunista do jornal O Diário de São Paulo, e da Revista Imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário