Sidnei Basile

Sidnei Basile
(?)
Por Paulo Gervino

Quem é: Sidnei Basile é um dos homens da linha de frente da Editora Abril. Ao lado de nomes como Roberto Civita e Giancarlo Civita, é vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril. Além de ser jornalista há mais de 40 anos, é graduado em Direito (1970) e Sociologia (1975) pela USP.
Basile trabalhou para a Abril em meados da década de 70. Nos anos 2000 retorna para chefiar o grupo Exame (revistas
Exame e Você S.A).

A partir de 2008, assume seu cargo atual. Pode-se chamar Sidnei de um homem de negócios. Atualmente, ocupa alguns cargos de extrema relevância, não só para a imprensa, mas também para a sociedade como um todo. Ocupa a Vice-Presidência do Comitê de Liberdade de Expressão da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/IAPA), É conselheiro do WWF-Brazil, do CEBDS, do Instituto Akatu para o Consumo Consciente. É também Vice-Presidente da ANER (Associação Nacional dos Editores de Revistas). Em 2004, ganhou o premio Ayrton Senna de jornalismo como editor do ano.

Qual a sua importância: Ao conhecer as falhas e carências da nação brasileira em toda sua história e na nova era midiática, sabe-se que para resolver alguma questão é necessário o trabalho conjunto do Estado, do poder privado e do cidadão. Cada qual desempenhando sua respectiva função. Basile desempenha mais de uma.
Sidnei é uma pessoa ímpar, seu currículo é amplo e tem uma experiência inigualável.
Durante sua carreia, especializou-se nas questões executivas da profissão. Há algum tempo, se afastou da rotina como repórter e trabalha como um administrador da atividade jornalística. Mais precisamente, no jornalismo econômico. Seu sucesso profissional deve-se ao fato de que é um executivo da área de comunicação sendo também um jornalista propriamente dito. Criou uma ponte de ligação entre termos burocráticos e jurídicos á a rotina de um órgão de imprensa.
Dedica-se desde então a trabalhar em prol da liberdade de imprensa e da validação da conduta e da ética no jornalismo. Tem um interessante discurso sobre à auto-regulação dessa profissão.

Como podemos conhecê-lo: É autor do livro Elementos de Jornalismo Econômico, publicado em 2002. Foi Diretor da extinta Gazeta Mercantil. Trabalha sobre uma perspectiva caucada sobre os valores éticos.É muito reconhecido por seu enfoque em fins econômicos, seja em seu livro ou em palestras e entrevistas.

0 comentários:

Postar um comentário