Eugenio Bucci

Eugenio Bucci, por Vanessa Dini
(Orlândia, 24 de novembro de 1958)


Quem é:
Formado em Direito e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Eugênio Bucci é Professor Doutor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Como crítico de televisão e cultura, já manteve colunas em jornais como a Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e em revistas como Veja, Nova Escola e Sem Fronteiras. Na Editora Abril já foi diretor de redação de revistas mensais e Secretário Editorial. Entre 2003 e 2007 presidiu a Radiobrás, tornando-se protagonista em um processo de reestruturação no modo de conduzir a informação: tentou impedir o governo de utilizar a máquina pública para se autopromover. Atualmente trabalha como colunista para o jornal O Estado de S. Paulo e para o Observatório da Imprensa, além de ser membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo). Além disso, é autor de livros e ensaios sobre comunicação dentro e fora do jornalismo pelos quais já recebeu inclusive prêmios e condecorações.


Qual a sua importância:
Bucci sempre questionou valores individuais e valores coletivos, o papel da consciência, ética, moral e etiqueta no Jornalismo. A leitura de seus textos ajuda profissionais e estudantes da área a se aprofundar em questões fundamentais para sua sobrevivência na profissão. Além disso, em seu mandato na Radiobrás, foi importantíssimo na tentativa de criação de um jornalismo público, combatendo seu uso para autopromoções.


Como podemos conhecê-lo:
Para saber mais sobre o trabalho de Eugênio Bucci é recomendada a leitura de suas colunas no site Observatório da Imprensa, na página 2 do jornal O Estado de S. Paulo e de seus livros: O peixe morre pela boca (1993), Brasil em tempo de TV (1996), Sobre ética e imprensa (2000), A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinqüentenário (2000), Do B – Crônicas Críticas para o caderno B do Jornal do Brasil (2003), Videologias (2005), Em Brasília, 19 horas: A guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula (2008), Um avião contorna o pé de Jatobá e a nuvem de agrotóxico pousa na cidade: história da reportagem (2009) e A Imprensa e o Dever da Liberdade (2009).

1 comentários:

DIVINO DEUS COVID19 disse...

Quem que é a autoridade primeira do Brasil?
Povos e autoridades atenção, pensem e resolvam o problema.
A Dilma, Lula, FHC e todos os outros Presidentes e Vices Presidentes da Republica tem Medida de Segurança por quê? Código Penal 26 e 99
São Criminosos, ladrões, assassinos e Loucos agora você tem as provas.
A Dilma e todos os outros têm Curador Tutor e Responsável legal, porem qual é o nome DIVINO desta autoridade?
A VERDADE É FRUTO DO TEMPO E NÃO DA AUTORIDADE – GALILEU GALILEI.
Leia Constituição Federal artigo 86 4, Preambulo e Código Penal e se pergunte por que estas Leis e estes cuidados foram tomados em caso de necessidade e legitima defesa Código Penal 24 e 25 foram Feitas?
Leia também outras Leis Vigentes no Brasil Bíblia Mateus 6:9 a 15 (Pai Nosso) e Apocalipse 15:01 + 14:06 e 10:06. Código Penal 299.
Se você fosse um militar ou um verdadeiro Trabalhador Honesto e Justo você entregaria ARMAS a Fernandinho Beira Mar, Suzane Richthofen, Marcola, assassino do Sindico?
Localize as Profecias dos Militares que estão na Internet e entenda melhor a Historia Real que esta mexendo com sua vida e seu bolso.
Voce acha que os Militares da MAE – Forças Armadas daria armas de destruição em Massa e trabalharia para a Dilma, Lula, FHC em caso de Guerra?
Qual é o nome Divino do Idealizador da Lava Rápido?
Estou compartilhando a sua Postagem, por favor, compartilhem as minhas Perguntas e as respostas. Autorizo quem quiser melhorar estas postagens. SOS Código Penal 135.
Divino Preambulo CF Brasil ou Brasil, Argentina, Colômbia e Peru. 13.12.2015.

Postar um comentário