Eurípedes Alcântara

Eurípedes Alcântara, por Monique Buzzato
(?)

Quem é: Eurípedes Alcântara é o diretor de redação da revista Veja. Também é diretor editorial da Veja São Paulo e Rio de Janeiro. Começou sua carreira na Veja como chefe da sucursal de Belo Horizonte, depois se tornou editor-assistente, editor, editor-executivo, correspondente em Nova York e redator-chefe.

Qual sua importância: Alcântara ocupa um cargo de grande influência na revista semanal de maior circulação do Brasil. Refere-se à revista não como um produto, mas uma experiência maior que um rótulo e um conteúdo. Seu sucesso e sua polêmica se justificam no jeito como trata o leitor. Segundo ele, seu maior objetivo é “estabelecer e manter um pacto de confiança com sua base de leitores.” Ele diz que a Veja dá mais do que notícias, dá opiniões. E por adotar uma linha editorial tão incisiva sobre assuntos tão polêmicos - como os maiores escândalos políticos do Brasil -, frequentemente seu nome figura em processos judiciais. Recentemente o jornalista Luis Nassif, blogueiro do portal IG, foi condenado a pagar uma indenização de 100 mil reais por ofender Alcântara em nos textos de seu blog.

Como podemos conhecê-lo: Alcântara não possui livros publicados, mas é possível conhecer seu trabalho lendo as entrevistas e reportagens que já fez para Veja. Destacamos dois momentos marcantes de sua carreira. O primeiro é uma entrevista que fez com o ex-presidente americano Bill Clinton. O segundo é o famoso artigo do boimate. Em 1º de Abril, a revista Scientist publicou um artigo - uma brincadeira - dizendo que cientistas haviam fundido o gene do boi ao gene de um tomate. Alcântara publicou a reportagem na Veja como sendo verdadeira e o caso virou uma pérola no jornalismo brasileiro.
Mesmo assim, como reconhecimento por seu trabalho, ele já recebeu 6 prêmios e 25 destaques ao longo de 30 anos do Prêmio Abril de Jornalismo.

1 comentários:

DIVINO DEUS COVID19 disse...

Quem que é a autoridade primeira do Brasil?
Povos e autoridades atenção, pensem e resolvam o problema.
A Dilma, Lula, FHC e todos os outros Presidentes e Vices Presidentes da Republica tem Medida de Segurança por quê? Código Penal 26 e 99
São Criminosos, ladrões, assassinos e Loucos agora você tem as provas.
A Dilma e todos os outros têm Curador Tutor e Responsável legal, porem qual é o nome DIVINO desta autoridade?
A VERDADE É FRUTO DO TEMPO E NÃO DA AUTORIDADE – GALILEU GALILEI.
Leia Constituição Federal artigo 86 4, Preambulo e Código Penal e se pergunte por que estas Leis e estes cuidados foram tomados em caso de necessidade e legitima defesa Código Penal 24 e 25 foram Feitas?
Leia também outras Leis Vigentes no Brasil Bíblia Mateus 6:9 a 15 (Pai Nosso) e Apocalipse 15:01 + 14:06 e 10:06. Código Penal 299.
Se você fosse um militar ou um verdadeiro Trabalhador Honesto e Justo você entregaria ARMAS a Fernandinho Beira Mar, Suzane Richthofen, Marcola, assassino do Sindico?
Localize as Profecias dos Militares que estão na Internet e entenda melhor a Historia Real que esta mexendo com sua vida e seu bolso.
Voce acha que os Militares da MAE – Forças Armadas daria armas de destruição em Massa e trabalharia para a Dilma, Lula, FHC em caso de Guerra?
Qual é o nome Divino do Idealizador da Lava Rápido?
Estou compartilhando a sua Postagem, por favor, compartilhem as minhas Perguntas e as respostas. Autorizo quem quiser melhorar estas postagens. SOS Código Penal 135.
Divino Preambulo CF Brasil ou Brasil, Argentina, Colômbia e Peru. 13.12.2015.

Postar um comentário