José Arbex

José Arbex Junior, por Andressa Melo
(São Paulo, 18 de maio de 1957)


Quem é:
José Arbex Júnior é jornalista e escritor brasileiro de prestígio. Possui graduação em jornalismo e doutorado em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Ele começou na imprensa clandestina, na realização de um jornal contra a ditadura. Atuou também na imprensa do PT e em sindicatos. Chegou ao jornal Folha de S. Paulo em 1984. Trabalhou vários anos lá, chegando a ser responsável pela editoria Mundo. Saiu do periódico em 1992. Em 1993, trabalhou por um curto período na revista Istoé. Arbex foi editor-chefe do jornal Brasil de Fato criado, em 2003, durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Deixou o periódico por discordar das políticas pró-governo Lula.

Qual a sua importância: Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Nova York (1987) e Moscou (1988-90). Cobriu, como enviado especial, as guerras da Nicarágua (1986), Afeganistão (1988) e Camboja (1989), a primavera de Pequim e a queda do Muro de Berlim (1989). Entrevistou, com exclusividade, diversas personalidades do mundo político, como Iasser Arafat (1991 e 1995) e Mikhail Gorbatchov (1992), intelectuais e artistas. É autor dos livros Showrnalismo - A Notícia Como Espetáculo, Jornalismo Canalha: a Promíscua relação entre a mídia e o poder, Guerra Fria: terror de Estado, política e Cultura e Século do crime, este último ganhador do Prêmio Jabuti em 1997.

Como podemos encontrá-lo: Atualmente é professor de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor especial da revista Caros Amigos (editora Casa Amarela). Testemunha privilegiada das mudanças no jornalismo brasileiro desde 1982, Arbex também escreve livros paradidáticos e edita o boletim Mundo na Internet. Segundo ele, essa é uma forma de se manter em contato com os jovens.

0 comentários:

Postar um comentário